0 Customização de roupas:dicas para obter peças lindas e exclusivas

Se você não sabe o que fazer com determinada peça de roupa que está há tempos no armário, mas que não deseja se desfazer dela, que tal renová-la através da Customização de Roupas ? Trata-se de uma excelente opção de renovar o guarda-roupa com economia.

Deixar as roupas com uma nova cara ou mudá-las completamente passou a ser um costume cada vez mais apreciado, em especial com quem deseja investir em um consumo sustentável, tentando aproveitar os produtos para que durem mais.
Por isso, muitos estilistas e profissionais de moda  investem na onda da customização aliado ao ecologicamente correto para criar novos conceitos em antigas peças de roupas. A apresentadora do Programa Fashion Stamp, Thais Lee, dá algumas dicas para customizar tanto roupas e acessórios com muita criatividade, ficando na moda sem gastar quase nada.
Customização de roupasO primeiro passo antes de pensar em customizar uma peça de roupa é separar o material que será usado. Eles devem estar sempre à mão para facilitar o trabalho. Os materiais fundamentais para elaborar uma boa customização são: cola quente; cola para tecido; alfinetes; agulha; linha e tesoura. Vale lembrar de que se deseja aplicar adesivos na peça, também deve fazer uso de um ferro de passar.
Além disso, Thaís oriente planejar o que fazer com a peça antes de iniciar o trabalho. Isso é muito importante, ainda mais quando se inicia na arte de customização. O ideal é pesquisar e conhecer as técnicas.
Decidido o que se fazer com a peça, chegou o momento de escolher o tecido ou os materiais que serão usados na customização. Thaís recomenda de que se deve prestar atenção em suas características, em especial com itens mais rígidos, que podem não aceitar muito bem a cola quente.
Segundo a apresentadora, é possível customizar todo tipo de roupa ou acessório. Dessa forma, bolsas, calças,camisetas, jaquetas e outros podem ficar de cara nova. Para os principiantes, o ideal é começar com uma camiseta básica de algodão. Outra boa sugestão para os principiantes é transformar uma calça jeans velha em shorts, técnica que apreciada até mesmo por famosas.
Recentemente, Sabrina Sato, apresentadora do “Pânico na TV”, declarou em uma entrevista que adora transformar calças jeans antigas em shorts, incrementando-os com detalhes desfiados lixados por ela mesma. Além de desfiar, é possível deixar a peça ainda mais personalizada aplicando enfeites como adesivos, botões e tachinhas.
Os procedimentos de customização mais simples e que mudam a cara das peças na hora são: cortes nas laterais, barras, decotes e mangas. No caso dos iniciantes que desejam começar com uma camiseta, uma boa dica é dobrar a peça ao meio para não errar no tamanho.
Se você deseja preservar o corte, Thaís recomenda investir em acessórios de fácil aplicação, como adesivos, apliques, miçangas e lantejoulas.
Já para quem possui mais afinidade com linhas e agulhas, pode transformar as peças completamente. Dessa forma, uma calça jeans velha pode ser transformar em bolsa ou em saia, mas para elaborar essas peças é preciso ter atenção com os desníveis para que um lado não fique maior do que outro. Thaís recomenda medir onde se deseja cortar e marcar de forma correta para que a peça fique alinhada.
Outro recurso interessante para renovar uma peça de roupa é tingi-la. Porém, antes de começar, a apresentadora informa de que a peça deve ser lavada e secada antes do tingimento.
Existem diversos produtos disponíveis no mercado para o tingimento de tecidos, como tintas, fixadores e corantes. Para os iniciantes, o ideal é começar com um fixador, pois ele é de fácil preparo, basta misturá-lo com água e ferver junto com a peça.
O tie-dye é outra forma de tingimento que está muito na moda, feito por meio de uma mistura de tinta, sal grosso e água. A estampa da camiseta é elaborada através de amarrações com barbantes, formando um desenho ao gosto de cada um.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger